O Sesi, através de sua unidade de Quatro Barras, em parceria com a Prefeitura de Pinhais, deu início nesta semana ao Curso de Idioma e Cultura Brasileira, voltado para trabalhadores haitianos que vivem na região. Além de aulas de língua portuguesa, a grade curricular do curso, que faz parte do Programa Sesi Educação do Trabalhador, também oferece aulas com temas fundamentais para a integração dos estrangeiros no ambiente de trabalho e na vida social.

O material, que foi especialmente desenvolvido para o curso, foi produzido em parceria com a indústria gráfica Posigraf. Nas aulas de contextualização sociocultural para estrangeiros, os haitianos terão capacitações em matemática com enfoque no sistema monetário e os gastos do dia a dia, relacionamento no ambiente de trabalho, ética, conduta e etiqueta no trabalho, noções de legislação trabalhista, higiene pessoal, alimentação saudável, saúde bucal, ergonomia, saúde do trabalhador e alfabetização digital.

“Como a cultura do Haiti e a cultura do Brasil são muito diferentes, o curso é importante para inserir os haitianos na nossa cultura, para que eles possam entender como nossa sociedade funciona e consigam transitar aqui”, explica Maria Fernanda Stella Borba, pedagoga do Sesi.