Cerca de 5 mil produtores rurais de todo o Estado são esperados nesta sexta-feira (29), no Expotrade, em Pinhais, para o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais 2013. O evento, que começa às 8 horas e segue durante o dia, também marcará o encerramento do Programa Empreendedor Rural, que está em sua 11ª edição e visa estimular as habilidades do produtor, desenvolvendo competências empreendedoras para atuação em atividades econômicas, políticas e sociais sustentáveis.

O Empreendedor Rural é realizado por meio de uma parceria entre Sebrae/PR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR-PR), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep).

Desde 2003, quando foi realizada sua primeira edição, 19,5 mil produtores já foram beneficiados pelo Programa. Neste ano, 2 mil produtores participaram do Empreendedor Rural, que contou com 136 horas de capacitação, divididas em 15 módulos. De acordo com o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, o principal objetivo da iniciativa é capacitar produtores rurais para que enxerguem suas propriedades como empresas, empreendimentos rurais.

“Durante o Programa, trabalhamos a administração e a gestão das propriedades e o maior ganho que temos ao final do Empreendedor Rural é ouvir dos participantes que eles começaram a ver suas propriedades como um negócio”, destaca Agostini.

O Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais também será palco da etapa final da Olimpíada Rural de Matemática. A competição foi promovida pelo SENAR-PR para os jovens do campo que participaram do Programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ).