A Companhia Vale do Ribeira (CVR), criada no final de 2011, anunciou em parceria com a Chinesa CITIC-HIC a construção de uma nova fábrica de cimentos na cidade de Adrianópolis, no Vqale do Ribeira. O mercado, que dobrou de tamanho nos últimos dez anos, é muito promissor.

O investimento na planta industrial será de R$ 518 milhões e a expectativa, segundo o sócio diretor majoritário da CVR, Henrique Bica Zaffari, é de produzir uma média de 1 milhão de toneladas de cimento ao ano. Henrique e sua irmã Manuela Bica Zaffari – sócia diretora – possuem 92,5% do capital da empresa, enquanto a CITIC tem 7,5%.

“Estamos muito otimistas com este empreendimento, não só pelo crescimento do mercado, mas também pela valorização da mão de obra da cidade de Adrianópolis, que tem um dos índices de desenvolvimento humano mais baixos de todo o Paraná. Queremos valorizar a mão de obra local e garantir qualidade de vida às famílias da cidade e região”, disse Henrique.

O Governador do Paraná, Beto Richa, assinou um protocolo oficializando o investimento no Estado, por meio do Programa de Incentivo Paraná Competitivo.

Com área construída de 25 mil m², dentro de uma área total de 250 mil m², a unidade vai gerar mais de mil empregos entre diretos e indiretos.