O Governo do Paraná promoveu na terça-feira (8) o workshop para integração da Saúde em Grandes Eventos, com foco no Aeroporto Internacional Afonso Pena. Recentemente, o governo unificou os protocolos de ação na área da Saúde para Desastres e Atendimento de Múltiplas Vítimas, que será utilizado quando houver algum tipo de acidente desta natureza.

O aeroporto é uma das principais portas de entrada de mercadorias e pessoas no Estado do Paraná. A integração do protocolo ocorre por conta da Copa do Mundo no país e ficará como legado para a cidade e para o Estado. “Cada órgão tem uma maneira de agir estabelecida e a integração dos protocolos de ação facilita a comunicação e diminui os erros”, afirma o diretor de Políticas de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual de Saúde, Vinicius Filipak.

O evento reuniu 70 profissionais da Secretaria da Saúde, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Infraero, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Força Aérea Brasileira, Samu, Siate e secretarias de saúde de Curitiba e São José dos Pinhais.

O major Antonio Hiller, da Defesa Civil Estadual, explicou que a necessidade de integrar as ações foi identificada pelos próprios profissionais. “Como o tema central foi o aeroporto, os profissionais que atuam no local também foram integrados neste processo”, explica.

Uma das atividades do workshop foi a simulação de ações em situação de desastres. “Trouxemos situações complexas, como queda de avião, atos terroristas, acidentes com materiais radiológicos e biológicos e entrada de doenças infectocontagiosas”, explica a médica da Secretaria da Saúde, Beatriz Monteiro.