A Plumbum do Brasil foi autorizada pela Justiça Federal do Estado do Paraná a dar início à um conjunto de medidas voltados a recuperação ambiental da área onde funcionou a antiga Plumbum Metalurgia, empresa que explorava chumbo e outros metais à época de sua atividade mineral. O processo judicial se originou em 2001.

“Trata-se de um divisor de águas para a cidade de Adrianópolis e Vale da Ribeira, regiões carentes e com um dos menores IDH’s do estado, mas que agora será beneficiada não só nesse aspecto ambiental, mas também nos âmbitos social e econômico. A recuperação da área atende a um pedido do juízo da Vara Ambiental Federal do Paraná que, responsavelmente e de forma cautelar, oportuniza a empresa, Plumbum do Brasil, a deixar esse legado para toda a população da região”, diz nota da empresa.

Paralelamente à revitalização ambiental, uma série de ações já são projetadas pelas empresas e parceiros, tais como: a construção de um centro convivência de desporto e lazer que será erguido no local após a recuperação, um centro de memória dos antigos funcionários que ali deixaram as suas marcas, a revitalização da igreja local, um laboratório e uma escola técnica, além de uma fábrica de cimento que irá trazer desenvolvimento e renda de maneira ambientalmente correta, gerando uma média de 2 mil empregos. Estas têm seu início condicionado ao cumprimento das medidas de recuperação assumidas perante a Justiça Federal, e a concessão das licenças pertinentes.