Nesta sexta-feira (9) será realizada em Pinhais a campanha Dia de Bike ao Trabalho. A data é um estímulo para as pessoas irem de bicicleta para o trabalho e também será promovida em diversas cidades do Brasil. A iniciativa é uma realização da ONG Bike Anjo, e em Pinhais, conta com o apoio da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Ciclo Iguaçu) e da prefeitura.

No site da campanha (debikeaotrabalho.org) é possível encontrar várias ferramentas no método “faça você mesmo”, como, por exemplo, uma cartilha com os primeiros passos para ir de bike ao trabalho, ideias do que uma empresa ou ONG pode fazer para promover a campanha entre outras dicas.

De acordo com o coordenador da Região Metropolitana da CicloIguaçu, Josué Valério, o ir e vir da população nas cidades brasileiras é caracterizado pelo excesso de veículos nas ruas, a ocupação desproporcional do transporte individual motorizado sobre o coletivo nos espaços públicos e pela falta de espaço para meios não motorizados. “Diante desse cenário, as pessoas têm se interessado cada dia mais por meios de transporte sustentáveis, minimizando os efeitos causados pelos congestionamentos e buscando uma vida mais saudável. A bicicleta é um desses veículos e os cidadãos brasileiros têm percebido isso” afirma.

Sobre o “Bike to Work Day”
Desde 1956, a Liga de Ciclistas americanos promove o “Bike to Work Day”, que no Brasil chegou há poucos anos com a união de grupos preocupados com a mobilidade urbana. O Dia de Bike ao Trabalho no Brasil será na próxima sexta-feira. A data é um estímulo para as pessoas irem de bicicleta para o trabalho e também para que promovam iniciativas dentro de sua empresa e discutam o uso da bicicleta como alternativa de transporte urbano.