Conselho Federal de Farmácia destaca atendimento em Quatro Barras

26 julho, 2014 às 08:10  |  por Mario Akira

Um projeto relatado pela farmacêutica Regiane Simioni Ferrarini, da Unidade Básica de Saúde do Jardim Menino Deus, em Quatro Barras, foi tema de publicação no periódico “Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS” – revista editada pelo Conselho Federal de Farmácia que enaltece e estimula práticas de sucesso promovidas pelos profissionais da área em todo o território brasileiro.

Em Quatro Barras, a prática diz respeito ao Acompanhamento Farmacoterapêutico por meio do Método Dáder, procedimento implantado para conhecer efetivamente os problemas de saúde do paciente, bem como os medicamentos que utiliza e como faz uso deles.

O projeto surgiu da necessidade de reverter os baixos índices de adesão aos tratamentos. “Pacientes com doenças crônicas tinham grande dificuldade de entender as orientações sobre o uso correto dos medicamentos. Muitos idosos não eram alfabetizados e, como agravante, apresentavam deficiências diversas como a visual”, conta Regiane.

Diante do quadro, as consequências mais comuns eram a baixa adesão ao tratamento, reações adversas, interações medicamentosas e uso de medicamento não necessário prescrito pelo médico. A partir do método aplicado e das informações obtidas nas entrevistas, os profissionais conseguiram elaborar o Estado da Situação de cada paciente. Identificado o problema puderam proceder a intervenção farmacêutica.

Ao todo foram acompanhados 21 pacientes, dos quais 71% eram idosos e todos apresentavam doenças crônicas, a maioria com mais de uma, concomitante. O resultado do método foi a estabilização do quadro clínico, a redução do número de consultas e taxas de internação, além da consequente redução de custos na saúde pública a longo prazo.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>