Grupo Positivo oficializa “adoção” de Adrianópolis

17 dezembro, 2014 às 15:12  |  por Mario Akira

O reitor da Universidade Positivo (UP), José Pio Martins, o diretor-geral da Escola de Comunicação e Negócios da UP, Rogério Mainardes, e o Prefeito de Adrianópolis, João Manuel Pampanini, assinaram, na última segunda-feira (15), um Acordo de Cooperação para Ensino e Pesquisa, que prevê a realização de inúmeras iniciativas com o propósito de melhorar a realidade do município. Distante 130 quilômetros da capital paranaense e integrante da Região Metropolitana de Curitiba, Adrianópolis fica no Vale do Ribeira – região com um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado (que avalia critérios como educação, longevidade e renda).

Há três décadas, a cidade sofreu contaminação por chumbo, o que afastou boa parte da população e afetou diretamente as opções de saúde, emprego e educação. A intenção, segundo Rogério Mainardes, é que a cidade torne-se uma extensão do Núcleo de Estudos e Laboratório de Cidades da Escola de Comunicação e Negócios da UP. Com a iniciativa, professores e estudantes dos 54 cursos da instituição vão desenvolver diferentes projetos – dentro de suas áreas de ensino – em prol do desenvolvimento econômico, social e ambiental do município, que passa a ser o primeiro estudo de caso do Laboratório de Cidades.

De setembro a novembro, foram realizadas expedições para diagnosticar as demandas e estabelecer ações de prazo imediato, curto prazo e médio prazo, para atender as necessidades básicas da população. “Além de cooperar na transformação do município, o projeto multidisciplinar vai agregar conhecimento, experiências e vivência na formação dos futuros profissionais, aliando a integração dos alunos a diferentes áreas do saber, que passam a vivenciar a essência e o desafio de cada curso”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Estudos e Laboratório de Cidades da Escola de Comunicação e Negócios da UP, Elisabete Arazaki.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>