Uma parceria do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e escolas estaduais está ensinando os alunos a importância de preservar áreas históricas e sítios arqueológicos. As primeiras ações foram feitas em escolas de Cerro Azul e Doutor Ulysses, na Região Metropolitana de Curitiba, onde o DER-PR está fazendo obras de recuperação de rodovias (PR-092) e estuda a ampliação da capacidade desta mesma estrada.

O trabalho de orientação aos alunos (educação patrimonial) inclui atividades com argila, cerâmica, jogos, tabuleiros e palestras. Desde uma publicação do Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), todas as obras e também estudos de engenharia que retiram material do solo, deverá ter um arqueólogo e também ações de conscientização da sociedade, em especial nas escolas.

As escolas que já passaram por este trabalho são Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves, em Doutor Ulysses, e o Colégio Estadual Princesa Izabel, em Cerro Azul. Como na região o DER-PR está fazendo o estudo da pavimentação da PR-092, as equipes já estão identificando vestígios arqueológicos e ações de resgate de patrimônio, caso sejam encontrados sítios arqueológicos.