Na manhã da terça-feira, dia 28, integrantes do comando da Guarda Municipal de Araucária, juntamente com a secretária de Segurança Publica, Rita Aparecida de Oliveira, estiveram presentes no CICCR (Centro Integrado de Comando e Controle Regional), no Centro Cívico, em Curitiba.

No local foram recepcionados pelo delegado da Polícia Federal e diretor do CICCR e pelo chefe do departamento, que fez uma pequena explanação do que é o Centro Integrado.

A visita foi monitorada pelo major Adilson, responsável operacional do local, que explicou que o CICCR é uma herança do controle de segurança que foi utilizado na Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Segundo ele, no momento o local poderá servir de centro de operações e monitoramento de imagens, integrando diversos órgãos da segurança pública do estado, da união e dos municípios trabalhando de forma conjunta no combate à criminalidade.

O CICCR poderá integrar câmeras de monitoramento de qualquer cidade do estado, inclusive as câmeras instaladas por comércios, condomínios, casas e outros pontos de filmagens particulares. A intenção é de que, num futuro próximo, as câmeras utilizadas em Araucária também sejam monitoradas pelos integrantes do CICCR.