Cerca de 250 famílias de pequenos produtores rurais da localidade de Taquaral, na divisa entre os municípios de Itaperuçu e Rio Branco do Sul, serão beneficiadas com a regularização de suas propriedades. É mais uma etapa do trabalho que o Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) está fazendo na região, por meio do Programa Minha Terra Paraná, nessa área do Vale do Ribeira, identificada com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Essas novas famílias terão as terras regularizadas por meio de Ação Discriminatória Administrativa, no caso de terras devolutas (públicas) ou pelo Pró-Rural, programa de regularização fundiária de terras particulares (usucapião coletivo rural). “Já fizemos a medição dos imóveis e o cadastramento de mais esses 250 agricultores. Agora estamos analisando a documentação que eles apresentaram para enquadrá-los em um desses dois casos”, explica o chefe do Departamento de Cadastro Rural e Informações Técnicas do ITCG, Marcos Aurélio Konopka.

O ITCG iniciou o trabalho no município de Itaperuçu principalmente a partir de 2011 e até agora já entregou 230 títulos de terras devolutas, totalizando mais de 2.400 hectares de imóveis regularizados. Quanto a terras particulares, foram 73 imóveis perfazendo cerca de 803 hectares.

Já em Rio Branco do Sul, foram regularizados 163 imóveis de terras devolutas e 45 particulares, num total aproximado de 1.452 e 443 hectares. “Nós trabalhamos nesta terra para sobreviver, por isso há muito tempo precisávamos de uma ação como esta por aqui. Vemos o ITCG como um companheiro para nos ajudar”, disse o agricultor Rivadalio Rute Alves.