O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) concluiu a recuperação das encostas em vários pontos da PR-092, entre Rio Branco do Sul e Cerro Azul. Os serviços foram feitos nos quilômetros 43, 66, 69, 71, 79 e 83, que ganharam também uma nova camada e pintura, melhorando a circulação de veículos. Estes trechos foram danificados por fortes chuvas.

Com o deslizamento das encostas, o asfalto nestes pontos também foi prejudicado. A recuperação incluiu obras de drenagem nos morros e na rodovia, com a implantação de drenos sub-horizontais, bueiros e canaletas.

Nos morros, as equipes construíram cortinas atirantadas (espécie de muro de concreto), com cabos de aços fixados dentro dos morros. Com estas ações, as obras visam evitar futuros desmoronamentos no local.

Após da conclusão das obras de recuperação dos morros, as equipes contratadas pelo DER fizeram também obras de pavimentação. Em alguns trechos foi preciso deslocar a rodovia, o que exigiu serviços de terraplanagem, implantação de base e aplicação de asfalto, além de sinalizações horizontais e verticais.

O investimento do Governo do Estado foi de R$ 2,6 milhões. “Com a recuperação e a colocação dos taludes, a população e os usuários que passam pelo local terão mais segurança”, afirma o superintendente do DER-PR, Gilberto Loyola.