Depois de dois anos e meio de interdição, reformas e assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta perante o Conselho Regional de Medicina do Paraná, a Santa Casa de Colombo foi parcialmente desinterditada na manhã de terça-feira, 18 de agosto. Encerrando a primeira fase prevista no TAC, a Santa Casa poderá agora reabrir os serviços ambulatoriais de especialidades.

Os pré-requisitos determinados pela primeira fase do TAC e que deveriam ser cumpridos pela Santa Casa para reabrir o atendimento ambulatorial eram apresentar escala de plantão médico; alvará de liberação do Corpo de Bombeiros para essa fase; comprovação de hospital de referência conveniado para casos de emergência; radioproteção de sala de raio-x; laboratório que realizará análises clínicas; comprovação de quem arcará com a responsabilidade financeira pelo funcionamento do serviço; alvará de funcionamento da vigilância sanitária do município e do estado; e plano de trabalho para a reabertura.

Ainda, de acordo com o plano de abertura apresentado pela Santa Casa, a primeira fase de reabertura deverá acontecer mediante a disponibilização de consultórios médicos, triagem, recepção, depósito, expurgo, depósito de material de limpeza, estar médico, sala de coleta, sala de raio-x e laudo de raio-x. A última fiscalização do CRM-PR no local foi no dia 17 de agosto.

Segunda fase

Para que a segunda fase de abertura seja autorizada, a Santa Casa terá agora 180 dias para apresentar a infraestrutura necessária para ativar o centro cirúrgico e o internamento. Para finalizar a interdição ética por completo, a última fase, após mais 180 dias, contemplará abertura do pronto atendimento e UTI. Atendendo a todos os requisitos necessários, no prazo aproximadamente de um ano a Santa Casa deverá estar completamente reaberta.