Fernando Monteiro Kiotheka, 15 anos, do Colégio Cidadão do Amanhã, em Piraquara, Matheus Fernandes Barbosa, 17 anos, do Colégio Ultra, em Andradas – MG e Luana Trivelin de Angeli, 20 anos, do Centro Educacional Charles Darwin, em Vitória – ES, ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, na Olimpíada de Atualidades, competição que desafiou os alunos do Ensino Médio das escolas conectadas ao Educacional a demonstrarem seus conhecimentos sobre temas da atualidade que mereceram destaque nas capas dos jornais, revistas e em outros meios de comunicação.

Durante dois meses, mais de 1.900 alunos participaram das três fases da competição. Na primeira, cada participante teve que responder a doze questões (duas por dia – durante seis dias) e se classificaram para a fase seguinte os que acertaram no mínimo três questões. Na segunda etapa, foi dado o mesmo número de questões, porém, aqueles que responderam em menor tempo, ganharam bônus e superbônus. Os dez que obtiveram as maiores pontuações passaram para a terceira etapa. Na última fase da competição, dividida em semifinal e final, foram lançadas três questões com prazo de uma hora para resposta. Os alunos que responderam corretamente dentro do prazo passaram para a grande final. Nessa etapa, os classificados tiveram que responder mais três perguntas no mesmo prazo. Sagraram-se campeões os três alunos com maior número de acertos e menor tempo de resposta.

O primeiro colocado da Olimpíada de Atualidades, Fernando Monteiro Kiotheka, recebeu, em cerimônia realizada no próprio colégio, um smartphone Positivo Octa e o certificado de participação. “Não sabia como seria meu desempenho e fiquei muito feliz com o resultado. É muito importante participar de competições como essa”, conta o aluno que sonha estudar Ciência da Computação.