O Paraná está entre os estados com maior índice na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e São José dos Pinhais está na média paranaense quando o assunto é Escrita, e acima da média paranaense em Leitura e Matemática. A Prova ANA é direcionada para as unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização, e tem como objetivo produzir indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas.

Este é o resultado divulgado no mês de outubro para a Secretaria de Educação e individualmente para cada uma das 60 escolas de ensino fundamental da rede municipal. O assunto foi pauta da reunião com diretores do ensino fundamental na quarta-feira (14).

Com relação à avaliação Escrita, a média nacional foi de 65,54%, e a estadual de 86%. São José dos Pinhais obteve 85,88% de aproveitamento; em Leitura, enquanto a média nacional foi de 43,83% e a estadual de 55%, a municipal foi de 59,39%; já em matemática, a média nacional foi de 42,93%, a estadual 55% e a municipal foi de 56,55%.