UFPR recebe pesquisadores e produtores rurais para Dia de Campo em inovação agropecuária

11 novembro, 2015 às 13:08  |  por Mario Akira

Cerca de 200 professores, pesquisadores e produtores rurais estarão reunidos nesta sexta-feira, 13 de novembro, no Centro de Estações Experimentais do Canguiri, a fazenda da Universidade Federal do Paraná, em Pinhais. O objetivo é participar de um Dia de Campo no Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária (Nita) da UFPR, das 8 às 12 horas. O objetivo é divulgar o núcleo, um dos únicos do gênero no Brasil, englobando vários sistemas de integração lavoura-pecuária.

Atualmente, tratar do tema agropecuária e agronegócio sem mencionar meio ambiente, sustentabilidade e bem-estar animal é algo que vem na contramão ao desenvolvimento deste setor.

Por isso, no Setor de Ciências Agrárias, existe na pós-graduação a linha de pesquisa em Sistemas de Produção em Agropecuária, que nada mais é que integrar diversos tipos de produção (Lavoura, Pecuária e Floresta) na mesma área, elevando a produção sustentável. São trabalhos desses pesquisadores que serão apresentados no Dia de Campo. A ideia é expor uma nova forma de se produzir alimentos de origem vegetal e animal de forma integrada e sustentável, inovando tecnologias. Para isso serão realizadas palestras, exposições e relatos técnicos direto no campo, próximo da realidade de pesquisa agropecuária. Também durante o Dia de Campo, serão inauguradas as instalações do projeto “Sistemas integrados na promoção da sustentabilidade de agroecossistemas”. Este é também um evento comemorativo aos cem anos da Agronomia-UFPR.

Entre as universidades parceiras que terão representantes presentes estão a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Instituto Tecnológico do Paraná em Dois Vizinhos e Pato Branco, professores e alunos de graduação e pós-graduação em Agronomia e Zootecnia. Além disso, participam produtores rurais e estudantes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>