Visando a manutenção do equilíbrio financeiro e controle do cumprimento das despesas com pessoal, bem como, observando os princípios legais priorizando a continuidade das obras e investimentos no desenvolvimento do município, a Prefeitura de Almirante Tamandaré adotou uma decisão drástica. Através da portaria Nº 001 de 04 de janeiro de 2016, determinou a demissão de todos os servidores comissionados os quais já haviam sofrido redução salarial. Ao todo, eram 239. Foram mantidos apenas os secretários que também sofreram redução salarial de 45%.

Para Almirante Tamandaré, o FPM – Fundo de Participação dos Municípios, representa cerca de 70% do orçamento e os cortes dos repasses já obrigava a Prefeitura a apertar o cinto.

Em Portaria publicada no Diário Oficial, a Prefeitura de Almirante Tamandaré enfatiza ainda que a medida deve-se também a recomendações do Ministério Público do Estado do Paraná.

Para a continuidade dos serviços públicos municipais, os servidores vinculados ao quadro efetivo permanecerão no exercício pleno das atribuições, respondendo pelo expediente, mas é inevitável que haja um decréscimo na qualidade dos serviços prestados e até algumas lacunas que serão corrigidas com o passar dos dias. A Prefeitura está reorganizando o quadro funcional, bem como o plano de cargos do município.