Diversas ações para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti têm sido feitas no município de Araucária. Visitas em imóveis urbanos (residenciais, comerciais, industriais, órgãos públicos etc) são realizadas constantemente por agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde e fiscais de vigilância sanitária para orientar sobre as medidas necessárias de prevenção.

Na terça-feira (29), técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde ministraram uma palestra, no Plenário da Câmara, para representantes de empresas do município a fim de mostrar um panorama da propagação de dengue, zika e chikungunya. Materiais informativos foram distribuídos para que as orientações possam ser replicadas dentro das empresas por meio de vídeos educativos, cartazes e folders.

Os profissionais orientaram os representantes das empresas sobre como pode ser feito um plano de gerenciamento para prevenção e controle da dengue, exigido pela autoridade sanitária local para algumas empresas que possam indicar um risco maior de recebimento de ovos do mosquito por meio de transporte de cargas ou que possam acumular água em alguns depósitos.