Participantes do Programa Adolescente Aprendiz de Araucária fizeram uma visita ao Centro Dia Idoso na quinta-feira (31) para conhecer um pouco mais da rotina dos idosos que ali frequentam, do Estatuto da Pessoa Idosa e sobre noções gerais de cidadania que podem ser praticadas com esse público.

A assistente social do Centro Dia Idoso, Aline Wenc, mostrou algumas atividades do local, abordou a necessidade de respeito pela pessoa da terceira idade, de paciência, da interação com outros grupos e foi tirando dúvidas que surgiam. “Os adolescentes foram bem participativos, expunham bastante o ponto de vista que tinham, trouxeram exemplos do cotidiano deles. Foi muito produtiva a exposição e ainda puderam acompanhar uma apresentação do grupo de dança do Centro Dia”, revela.

A educadora do Adolescente Aprendiz, Izabela Maria Calizário, explica que esses trabalhos com os aprendizes são muito importantes para a formação deles como cidadãos. Ela ressalta que um dos objetivos do programa é contribuir com a formação ética e moral deles e que para isso é preciso despertar a consciência dos alunos das diferentes realidades e grupos sociais.

O Adolescente Aprendiz é executado em uma parceria da Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Assistência Social, com o SENAI e empresas parceiras. A iniciativa atende adolescentes com idade entre 14 e 18 anos incompletos. Os alunos adquirem a oportunidade de atuar como aprendizes nas empresas com a prática profissional e o cumprimento da grade curricular de curso do SENAI.

O objetivo principal do projeto é oferecer capacitação, suporte técnico e psicológico para o exercício da função de Assistente Administrativo ou para Auxiliar de Linha Produção. Desde a implantação do programa na cidade, foram mais de 1200 alunos formados.