O contribuinte que ainda não recebeu o carnê do IPTU 2016 de Araucária tem a opção de imprimir a guia de pagamento no site da Prefeitura de Araucária. Os carnês do IPTU 2016 foram enviados pelos Correios nos endereços cadastrados na Prefeitura. Um dos motivos para o não recebimento da guia é a não alteração do endereço de entrega junto à Prefeitura. Para a emissão é necessário ter o número de inscrição imobiliária. O prazo para o pagamento à vista ou a 1ª parcela é 11 de abril.

Este ano o tributo foi reajustado em 10,23%, baseado na atualização inflacionária que tem como referência o acumulado dos últimos 12 meses do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Ao contrário de outros municípios que realizam logo no início do ano, há alguns anos, Araucária estabeleceu o pagamento do IPTU em abril.

O contribuinte tem duas opções para efetuar o pagamento. A primeira, à vista em uma cota única, com desconto de 10% e vencimento em 11 de abril. Vale lembrar que o desconto é válido somente para o imposto, não incidindo sobre as taxas.

Outra opção é parcelar o valor em até seis vezes, sendo a primeira parcela também para o dia 11 de abril. O pagamento do imposto poderá ser efetuado em qualquer agência bancária ou correspondente bancário, como as casas lotéricas.