A vacina contra a gripe está disponível em todas as unidades de saúde de Campina Grande do Sul a partir desta segunda-feira (25). Podem se vacinar pela rede pública pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, portadores de doenças crônicas e trabalhadores da saúde.

“Nossa meta é vacinar, no mínimo, 85% dessa população de risco”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Marilda Schwartz. Ao todo, há 9.705 campinenses nesses grupos: 2.087 bebês e crianças, 632 grávidas, 104 mulheres em período de pós-parto, 2.982 idosos, 1.375 doentes crônicos e 1.491 trabalhadores da área.

Para vacinar bebês e crianças, é preciso apresentar documento que comprove a idade ou a carteirinha de vacinação. A documentação necessária para grávidas e puérperas é a carteirinha de gestante. Já para os idosos basta um documento com foto. Os portadores de doenças crônicas, como, por exemplo, diabéticos, cardiopatas ou doentes renais, devem portar indicação médica.

Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença. A vacina também pode manifestar reações em pessoas com alergia ao ovo de galinha.