O diretor de Cultura Diego Gouveia e o coordenador de Cultura, Robison Sousa, de Fazenda Rio Grande, participaram da oficina sobre Sistemas Municipais de Cultura, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC) e Associação Brasileira de Municípios (ABM), em Florianópolis (SC). A oficina foi realizada pelo coordenador geral do SNC da Secretaria de Articulação Institucional do MinC (SAI), Pedro Ortale.

O Sistema Municipal de Cultura faz parte do Sistema Nacional de Cultura (SNC) que é um modelo de gestão criado pelo (MinC) para estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas por governo, estados e municípios. O objetivo do sistema é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do País, para que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos.

Durante a oficina, vários temas foram discutidos, houve momentos para utilização da Plataforma do (SNC), que permitiu realizar diversos procedimentos na nova plataforma.

O Município de Fazenda Rio Grande aderiu ao Sistema Nacional de Cultura em 2015, e a próxima etapa é o encaminhamento da Lei para aprovação da Câmara Municipal.