O CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) de Rio Branco do Sul, localizado ao lado da Unidade de Saúde Central passará por diversas melhorias nas próximas semanas. O anúncio foi feito em abril pela Secretária Municipal de Saúde, Cacimara Bontorin Elias, que ressaltou a dificuldade com a realização de reformas que acarreta em relocação de equipes, serviços e mobiliários para outra localidade, para que os atendimentos não sejam interrompidos.

Além das reformas o CAPS receberá novos equipamentos, para dar mais estruturação ao trabalho realizado pela equipe. Acompanhe em nossa página mais essa conquista em favor da saúde em nosso município.

O CAPS é uma instituição destinada a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. Diariamente o CAPS de Rio Branco do Sul atende mais de 100 pacientes e 600 recebem atendimento laboratorial.

No local os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe. Além das consultas, o Projeto pode ser composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo, entre outras.