O Programa “Caminhos do Conhecimento”, da Secretaria Municipal de Educação de Araucária, realizou 193 viagens fora do município e 316 dentro de Araucária durante o ano 2015. Isso equivale a dizer que cerca de 18 mil estudantes foram beneficiados no último ano. O programa visa realizar passeios de cunho educacional a parques, teatros, museus entre outros locais.

A Secretaria de Educação aproveita os ônibus que adquiriu, e que ficariam ociosos no período de aula, para levar os estudantes para atividades de interesse das escolas e Centros Municipais de Educação infantil (CMEIs). O programa dá oportunidade de que os alunos tenham contato com conteúdos de maneira mais prática. Um museu, um teatro, um parque, uma exposição, o Fórum, a Prefeitura… São muitos os exemplos de visitas que podem agregar conhecimento e experiência ao que os alunos aprendem em sala de aula.

Os mesmos ônibus também foram cedidos pela Educação para apoio a 304 viagens para ações como o Programa Agente Ambiental Mirim (do Meio Ambiente), Jogos Escolares (do Esporte e Lazer), Projeto Garoto Cidadão (Assistência Social), Feira do Livro de Araucária e Viajando Araucária (ambas da Cultura e Turismo) no ano de 2015.