Aproximadamente 120 jovens de Quitandinha que realizaram o alistamento militar estão convocados pelo Exército para estarem no dia 20 de setembro, às 7h, em frente ao Cetequi. Nesta etapa, os jovens farão entrevista, testes psicotécnicos e intelectuais, além de uma inspeção de saúde.

De acordo com a secretária da Junta de Serviço Militar de Quitandinha, Denise Tybucheski Mlenek, 50 jovens serão selecionados para participar de outra seleção que acontecerá na sede do Exército, na cidade da Lapa. Nesta primeira etapa, os jovens selecionados serão conhecidos na hora, enquanto os dispensados já participarão do juramento de Compromisso a Bandeira.

O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa.

Atualmente a Delegacia de São José dos Pinhais têm jurisdicionadas 16 Juntas de Serviço Militar que abrangem os municípios de Rio Negro, Campo do Tenente, Mandirituba, Fazenda Rio Grande, Tijucas do Sul, Agudos do Sul, Piên, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Quitandinha.