A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais tem como, entre outras atribuições, fazer a captura de cães soltos na rua que sejam de grande porte – de raça conhecida como feroz, e que possam representar risco para a população; assim como o recolhimento de cães que estejam muito machucados e em sofrimento para o qual a única medida a ser possível de ser tomada seja a eutanásia.

Depois que são capturados, os cães sadios ficam na sede da UVZ até que os proprietários os retirem, quando isso não acontece eles são disponibilizados para adoção. Para estarem aptos para adoção os cachorros passam por um período de “quarentena” onde é avaliado o seu comportamento e a sua saúde. Após este período são castrados e estão prontos para ir para um novo lar.

Muitos, porém, passam meses sem que haja interessados, principalmente os cães da raça Pitbull. Atualmente três cachorros desta raça estão há mais de seis meses esperando por adoção. “Pierre”, “Stella” e “Zulu” são muito paparicados pela equipe da UVZ, assim como o mestiço labrador “Nescau” e o cachorro “Geraldo”, que não tem raça definida, mas é de grande porte.