Estudantes do quarto e quinto ano do Curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) prestaram atendimento jurídico a aproximadamente 50 presos na Casa de Custódia de Piraquara. Antes do atendimento, agentes penitenciários do SOE (“Seção de Operações Especiais”) fizeram uma apresentação sobre a utilização do aparelho de “body scan” e as mudanças na forma de revista dos visitantes.

A atividade de extensão faz parte da programação do Núcleo de Prática Jurídica da UFPR e foi coordenada pelo professor André Giamberardino, contando com a cooperação da direção do estabelecimento. Segundo o professor, foram atendidos tanto presos provisórios como condenados, e as diversas demandas, de ordem administrativa e judicial, já estão sendo encaminhadas através da Defensoria Pública do Estado, com quem a UFPR firmou um termo de cooperação técnica no ano de 2015.

As atividades continuam neste segundo semestre de 2016, quando o NPJ/UFPR fará novos mutirões de atendimento em outros estabelecimentos penais. Também está programado seminários abertos apresentados pelos estudantes para discussão das características das carreiras jurídicas ligadas ao sistema de justiça criminal.