Nesta quarta-feira (19/10), o Araucária+, projeto idealizado pela Fundação CERTI (Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras) e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, concorre ao prêmio Von Martius de Sustentabilidade – categoria Natureza, no auditório da FIESP, em São Paulo. A premiação acontecerá durante o Ecogerma 2016 – o maior evento sobre sustentabilidade organizado pelas Câmaras de Comércio Alemãs em toda a América Latina. Na ocasião, estarão presentes empresários, representantes de órgãos públicos, especialistas, institutos de pesquisa, ONGs, entre outros.

Criado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha, o prêmio Von Martius de Sustentabilidade já premiou, desde 2000, mais de 1,9 mil projetos em todo o Brasil. O objetivo é reconhecer ações que promovem o desenvolvimento socioeconômico e cultural, alinhadas ao conceito de sustentabilidade. Serão premiadas iniciativas em cada categoria: Humanidade, Natureza e Tecnologia.

O objetivo do Araucária+ é conservar a Floresta com Araucária, agregando valor aos produtos extraídos da mesma – como o pinhão, semente da araucária, e a erva-mate, planta nativa desse ecossistema. A ação reúne produtores, indústria, varejo e sociedade localizados no Planalto Serrano catarinense, criando uma rede sustentável de produção, venda e consumo. Por meio do Araucária+, produtores locais são conectados a um mercado diferenciado, formado por empresas que adotam estratégias de inovação e sustentabilidade em seus produtos. Para acessar esse mercado, os produtores passam a adotar sistemas produtivos de acordo com um padrão sustentável e, para isso, recebem orientação técnica, capacitação e preços competitivos, que levam em conta o valor agregado por esse padrão produtivo. Hoje são mais de 20 empresas envolvidas, 83 produtores articulados e mais de 4 milhões de metros quadrados de floresta conservada.