Habitantes e servidores públicos municipais da Lapa estão ganhando mais agilidade, facilidade e segurança para as atividades administrativas da Prefeitura realizadas pela internet. Resultado de um extenso e dedicado trabalho de várias secretarias e departamentos, no detalhado levantamento de necessidades visando a contratação de soluções adequadas, desde o começo de outubro começou a ser implantado o Atende.Net, solução desenvolvida pela empresa IPM Sistemas para melhorar o atendimento aos cidadãos e aperfeiçoar o trabalho dos gestores municipais.

A empresa venceu licitação realizada pelo município para a implantação de softwares que representarão melhorias significativas no Portal da Transparência, disponibilizado por meio do site lapa.pr.gov.br e oferecerá funcionalidades como os módulos de Controle Interno, Procuradoria, Gestão de Frotas e Combustíveis, Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento, além das áreas específicas para o controle e gestão de Obras, Fiscalização Fazendária, Gestão de Contratos e o Portal do Cidadão, entre outros.

É por meio deste último que o contribuinte vai identificar os benefícios mais facilmente. O portal é uma forma automatizada de contato entre a gestão e o cidadão, que não vai precisar mais enfrentar filas ou se deslocar para solicitar um serviço ou colocar em dia as suas obrigações fiscais. A partir do próprio computador, tablet ou smartphone ele pode acessar a plataforma via internet e, entre outras opções, emitir a guia de recolhimento do IPTU, identificar eventuais pendências fiscais e acompanhar o andamento de processos abertos por ele nos órgãos municipais.

Economia

O sistema é totalmente baseado em cloud computing, ou seja, dispensa a necessidade de gastos do município com equipamentos, data centers e recursos tecnológicos, porque toda a operação pode ser feita a partir da infraestrutura disponível. Os dados armazenados em computadores com segurança reforçada e disponibilidade ao longo das 24 horas do dia, sete dias por semana, são transmitidos via internet, sem a necessidade de instalação de softwares específicos ou despesas periódicas com licenças para usá-los. De acordo com estudo do Departamento de Informática, a dispensa do data center implicará em uma economia anual de aproximadamente R$ 372 mil aos cofres municipais.

Por estarem na nuvem, as informações da Prefeitura Municipal da Lapa passam a ser “onipresentes”, integradas com diversos órgãos da estrutura administrativa e acessíveis por servidores ou pelos moradores da cidade, com segurança e praticidade. As prefeituras de Pinhais, Mamborê e Castro, além da Câmara de Vereadores de Moreira Sales já utilizam essa tecnologia na gestão e notaram a redução de custos com a infraestrutura, manutenção e o aumento da disponibilidade funcional.