Neste sábado e domingo (19 e 20), a área de preservação ambiental dos Mananciais da Serra, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, estará aberta para visitação pública. São permitidas caminhadas, trilhas e o uso de bicicletas. Os passeios mais comuns são a Trilha do Salto, a Trilha da Chaminé, o Santuário São Francisco e a Estrada do Carvalho. É permitida a entrada entre 8h30 e 16h, com encerramento dos passeios às 17h30.

Além das paisagens da Serra do Mar, o visitante pode observar as construções e equipamentos do primeiro sistema de abastecimento do Paraná. Recomenda-se roupas e calçados confortáveis e proteção contra sol ou chuva (os passeios ocorrem mesmo com chuva). É importante que o visitante mantenha-se hidratado e use repelente de insetos, já que a região é de mata. Não se deve deixar lixo no local. É proibida a entrada de animais, bem como retirar ou recolher animais e plantas.

As visitas públicas aos Mananciais da Serra são realizadas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual do Marumbi.

PROGRAMAÇÃO – Além deste fim de semana, para 2016, ainda está prevista a visitação pública dos Mananciais da Serra para os dias 10 e 11 de dezembro.