A área verde de Fazenda Rio Grande já está sendo ampliada. Foi lançado na terça-feira (13) o projeto Estradas com Araucárias que será executado por quatro famílias da área rural e será acompanhado pela Prefeitura Municipal, além da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Emater.

Cada família terá um subsídio de R$ 1 mil anuais para a plantação e cuidado de 200 mudas de árvores. No município as famílias de José Roick, Luiz A. Rocha, Marildo L. Meira e Fernando José Wicki serão as primeiras beneficiadas. Na próxima sexta-feira (16), também será lançado o Plano de Arborização do município com plantações de mudas na Praça Brasil a partir das 9 horas.

Cada agricultor receberá até 200 mudas de araucárias para plantar em suas divisas e um dos aspectos mais positivos será a captura de gases de efeito estufa. Durante o crescimento, essas 200 araucárias de cada propriedade irão retirar da atmosfera por ano, em média, o equivalente a 19,4 toneladas de gás carbônico (CO2).

O Projeto Estradas com Araucárias prevê plantios de Araucaria angustifolia na divisa de propriedades rurais com as estradas do Paraná, formando “corredores verdes” ao longo das rodovias. É uma forma de agregar valor paisagístico e ecológico às estradas, além de produzir pinhões para consumo humano e da fauna.

A Unidade da Emater/PR no município será responsável pela escolha das propriedades rurais que participarão do projeto. O programa tem o patrocínio da empresa DSR.