A final do 44º Campeonato Paranaense de Karatê será realizada em Araucária neste sábado (17) no Parque Cachoeira. A disputa ocorrerá no Ginásio Joval de Paula Souza, a partir das 8h30 até as 18h. Cerca de 450 atletas estão classificados para participar, sendo 20 de Araucária. A entrada é franca. A competição é organizada pela Federação Paranaense de Karatê e conta com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL).

Os atletas vencedores da final garantem vaga para a seleção paranaense de karatê rumo à disputa do Campeonato Brasileiro. Equipes de Pato Branco, Campo Mourão, Londrina, Foz do Iguaçu e de Araucária são algumas das favoritas na competição. Além das competições de luta, o público poderá acompanhar também a competição de kata, que é a demonstração de sequência de golpes, de ataque e de defesa, para treino de força, agilidade e equilíbrio.

Para chegar na final foram realizadas três competições em cada regional do estado: sul, norte e oeste, desde a categoria infantil até master. Os três primeiros colocados foram classificados para a disputa final em Araucária.


O professor de karatê de Araucária, João Carlin Padilha, está otimista para a disputa. Representam Araucária karatecas de destaque como Weslei Camargo do Nascimento (1º lugar ranking mundial categoria junior, 18 anos), Cesar Furtuoso, (medalha de bronze no VI Campeonato Ibero-Americano de Karatê, com 24 anos), Emilly Amorim (3º lugar Campeonato Brasileiro de 2016, de 12 anos), Anderson Silva (atleta cadeirante campeão brasileiro de kata, com 28 anos).

Araucária – O projeto de karatê de Araucária atualmente reúne mais de 700 pessoas, na faixa etária entre 4 a 60 anos. De acordo com dados da SMEL, desde 2001 já passaram mais de 10 mil atletas pelas escolas do município.
Curiosidade

Recentemente, o karatê foi incluído como uma das novas modalidades olímpicas e terá sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.