Um levantamento realizado de 28 de novembro a 15 de dezembro pela Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) alcançou 2.020 imóveis em busca de focos de mosquitos na cidade. A boa notícia é que somente em 10 locais foram encontrados focos de mosquito e em nenhum destes havia larva do Aedes aegypti, conhecido por transmitir chikungunya, vírus e zika. O lado ruim é que o período do verão que se aproxima é considerado o mais crítico para o surgimento de focos e para o aumento da transmissão das doenças citadas. Toda atenção é valida para que não surjam casos na cidade e a participação dos moradores é fundamental para o sucesso nas ações de combate ao Aedes.

A coleta de dados, que seguiu a metodologia estipulada pelo Ministério da Saúde, atingiu quatro grandes regiões da cidade: CSU/Boqueirão, Costeira/Tupy, Santa Mônica/Shangri-lá/Centro e CAIC/Industrial/Vila Angélica/Padre Chico. Dos 10 focos de mosquitos encontrados em Araucária durante o levantamento, 04 deles tinham larvas em objetos como vasos, potes, garrafas e pequenos recipientes móveis em geral. Em outros dois locais o foco era em depósitos para armazenamento de água para consumo, como caixas d’água e tambores.

“Esse resultado evidencia que os cidadãos podem contribuir na prevenção e controle da reprodução de mosquitos, tanto do Aedes quanto de outras espécies que causam incômodo à população, se cuidarem dos objetos e utensílios domésticos que podem acumular água”, considera o relatório emitido pela SMSA sobre este levantamento realizado. A Secretaria de Saúde afirma que a população tem se mostrado empenhada em realizar ações de prevenção ao Aedes Aegypti, mas que é preciso sempre persistir.

A notificação de casos ocorre em ciclos de julho de um ano a agosto de outro. No atual (a partir e julho de 2016 até agora), Araucária não confirmou nenhum caso de dengue, zika ou chikungunya. No ciclo anterior (julho de 2015 a agosto de 2016), a cidade teve 15 casos confirmados de dengue (3 deles adquiridos no próprio município), além de 2 casos de zika e de chikungunya “importados”.

Disque Dengue – Araucária conta com um serviço telefônico para esclarecer dúvidas e receber pedidos de vistoria relacionadas a suspeitas de focos de dengue. O telefone é 0800-643-3005.