Prefeito quer integração do planejamento com a Região Metropolitana

25 janeiro, 2017 às 13:35  |  por Mario Akira

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca participou da eleição da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), nesta quarta-feira (25). Greca reforçou a importância do trabalho da associação. “A Grande Curitiba é uma só, todos juntos somos uma grande cidade de quatro milhões habitantes. Precisamos de uma associação forte para remover gargalos e para que o acesso aos serviços fique mais fácil para toda a população”, afirmou Greca.

O prefeito comentou que pretende resgatar a importância do Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). “Quero colocar o Ippuc à disposição dos municípios vizinhos. É preciso ter um plano de governança metropolitana.”

Foi eleito presidente da Assomec, o prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack. Ele afirmou que pretende também aproximar as prefeituras de órgãos da Justiça, como o Tribunal de Contas, o Tribunal de Justiça do Paraná e o Ministério Público.

 

 

Reintegração

A questão da mobilidade urbana também foi abordada por Greca no evento. “Temos que insistir no retorno do transporte coletivo integrado”, reiterou Greca. Na segunda-feira (23), voltou a funcionar a linha direta Colombo-CIC, a primeira reintegrada na cidade.

O vice-prefeito e secretário de obras, Eduardo Pimentel, e o secretário municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César, participam do evento.

Região Metropolitana de Curitiba

A Região Metropolitana de Curitiba, também conhecida como Grande Curitiba, reúne 29 municípios. É o principal centro econômico e financeiro do Paraná, sendo responsável por cerca de 40% do PIB do estado, segundo dados do IBGE.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>