Cerca de 50 munícipes foram até a Companhia de Desenvolvimento de Araucária (Codar) na quinta-feira (09) para assistir uma palestra com orientações sobre como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), que é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. O encontro foi ministrado pelo consultor do Sebrae, Celso Augusto de Souza.

A participação na palestra é um dos requisitos para que a Codar e o Sebrae auxiliem o empreendedor na abertura do MEI, pois assim há mais chances para que o empreendimento prospere, várias dúvidas são sanadas e erros são evitados na hora de cadastrar e regularizar a situação do MEI, agilizando o processo. Para que todos os interessados tenham a chance de participar, a palestra é realizada quinzenalmente em Araucária.

Na palestra, são explicados os principais direitos e deveres do MEI, conceitos de CNPJ, alvará, capital social, razão social, tipo de atividade exercida e sua vinculação ao CNPJ, pagamento de tributos e vantagens da formalização.

Além de orientar sobre a abertura de MEI, outros atendimentos são realizados pelo Espaço do Empreendedor da Codar. Em janeiro de 2017, mais de 700 atendimentos foram realizados pelo serviço em Araucária, como por exemplo, fornecimento de informações, entrada no pedido de alvará e declaração de rendimentos dos MEIs.

 

 

Sobre os MEIs
Para ser um MEI é necessário faturar até R$ 60 mil por ano (R$ 5 mil por mês), não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

O microempreendedor individual tem direito a benefícios previdenciários, como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros. Além disso, tem direito ao CNPJ, emissão de nota fiscal e acesso mais fácil a empréstimos e abertura de contas bancárias.

Serviço CODAR
Horário de atendimento: 8h às 12h e das 13 às 17h.
Endereço: Rodovia do Xisto, nº 5815 (antigo Senai, perto da Churrascaria Cristal).
Telefone: 3552-0377