A Prefeitura de Matinhos, em breve, estará retornando os trabalhos de revisão do Plano Diretor. Serão convidados a participar: todas as lideranças comunitárias, movimentos sociais profissionais especializados, Ministério Público, associações de bairro, observatório social, ICMBIO, CRECI, CREFITO, OAB, SANEPAR, IAP, COLIT, IBAMA, Câmara Municipal, UFPR, MINEROPAR e demais entidades.

O Plano Diretor é um importante instrumento para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural do município. O objetivo deste plano é garantir o crescimento da cidade gerando um ambiente de inclusão a todos os cidadãos, ou seja, o Plano Diretor norteia os anseios da população e representa o pacto da sociedade em torno do desenvolvimento da cidade. A cada dez anos o Plano Diretor deve ser revisado e incorporado pelas leis orçamentárias.
As datas para início dos trabalhos ainda não foram definidas. Será constituída a comissão revisora do Plano Diretor que é formada pelo Conselho das Cidades e demais entidades.