A partir do próximo dia 06 de março, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), irá colocar em prática uma nova organização logística de recolhimento de entulhos em 59 bairros e colônias do município. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura, a estratégia irá intensificar ainda mais a limpeza em Paranaguá, seguindo determinação contínua do prefeito Marcelo Roque já praticada desde o início de sua gestão em 2017.

“Uma linha bem clara da nossa gestão é intensificar a limpeza em todo o município. A população merece uma cidade limpa e organizada, algo que contribui no quesito urbanístico, bem como na área de saúde pública, com eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Por meio da empresa que presta serviços de limpeza, equipes estarão todos os dias nos bairros recolhendo resíduos”, afirma o prefeito Marcelo Roque. “Pedimos para os moradores colaborarem, eliminando seus entulhos de forma correta, em caçambas que serão colocadas pelo município em pontos estratégicos”, completa.

Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Arnaldo Maranhão, a ação de limpeza da Semma colabora também com a prevenção às enchentes. “Além disso, o município também têm a estrutura da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), com dezenas de funcionários, veículos pesados, maquinário e caminhões hidro-jato, que complementam este trabalho anti-enchentes, desobstruindo o sistema de escoamento e bocas de lobo em todos os bairros. É essencial que a população colabore na limpeza, visto que o lixo e entulhos destinados irregularmente agravam muito o problema dos alagamentos em Paranaguá”, completa.

 

 

O secretário de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura, ressalta que mapas traçarão toda a estratégia de limpeza, onde equipes irão atuar em zonas específicas a cada semana. “O trabalho ocorrerá em toda a cidade, tanto em bairros centrais, chegando até as colônias. Os mapas demonstram claramente quais serão os locais beneficiados com o recolhimento, algo que irá abranger 59 bairros. A limpeza e a coleta de entulhos é uma meta constante da nossa gestão”, completa.

De acordo com a estratégia montada pela Prefeitura e empresa, uma equipe atuará especificamente no centro histórico e no Aeroparque, áreas de alta concentração de pessoas e de entulhos. Em outras quatro semanas, até o dia 20 de março o trabalho prosseguirá em toda a área urbana de Paranaguá e até mesmo em colônias. Dezenas de funcionários, com caminhões, maquinário especializado e caçambas estacionárias, fazem parte da estrutura de limpeza.=

“Terminando este mutirão de limpeza, outras estratégias serão montadas. É uma determinação do prefeito que a limpeza seja tratada como prioridade em Paranaguá”, finaliza o secretário.