O Mercado Comum Metropolitano na Grande Curitiba (RMC), que visa o fortalecimento metropolitano, está próximo de virar realidade. O prefeito de Fazenda Rio Grande e presidente da Assomec, Marcio Wozniack, participou na segunda-feira (13), no Campus da Indústria, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, da posse do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, como presidente do Pró-Metrópole – movimento de interesse público sem fins lucrativos – e do diretor da Fiep, Hélio Bampi, como vice-presidente da entidade. “Este é o início de um trabalho inédito cuja ideia foi lançada em 2014, em uma reunião da Assomec em Fazenda Rio Grande, com objetivo de um comércio local mais fortalecido”, disse Marcio.

Marcio também ressalta o papel de Curitiba nesse novo formato de integração. “Curitiba compra bastante, pode gerar mais emprego e renda para os produtores, gerar mais qualidade de vida a todos e isso será um diferencial a mais nesse processo”, comentou.

Com relação ao abastecimento e à criação de um mercado comum metropolitano, 12 municípios devem firmar convênio com Curitiba. “A RMC é uma só e o prefeito de Curitiba é parceiro desta ideia. E a vinda da iniciativa privada a esta parceria possibilita a boa governança”, avaliou Greca.

 

 

Potencial

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) tem 29 municípios cujas economias somadas respondem a 42% do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná. A RMC tem o potencial de R$ 3 bilhões por ano em compras governamentais (feitas por órgãos e instituições públicas), sendo que apenas 12% dessas compras são feitas entre as cidades integrantes da região e revertidas em ICMS para o benefício dos municípios.
A atuação do Pró-Metrópole, de acordo com o estatuto do programa, será no limite territorial da Região Metropolitana de Curitiba, que corresponde a uma área de 16.591 km², entre as divisas de São Paulo e Santa Catarina, onde vivem perto de 3,5 milhões de habitantes, incluindo os da capital, um contingente de pessoas equivalente a 30% da população do Paraná.