Presidente da Comec participa de evento na República Dominicana

20 março, 2017 às 15:25  |  por Mario Akira

O diretor-presidente da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Omar Akel, está na República Dominicana representando o governo do Paraná no Taller Metropolitano de Santo Domingo. Ele foi convidado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para falar sobre a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e o trabalho desenvolvido pela Comec.

“Esta é uma rara oportunidade para trocarmos experiências com gestores públicos metropolitanos, buscando identificar boas práticas que modernizem a governança metropolitana, ao mesmo tempo em que podemos ajustar nossa cooperação técnica com o BID”, diz Akel.

O evento, que começou nesta segunda-feira (20) e se estende até sexta-feira (24), é realizado na Universidad Nacional Pedro Henríquez Ureña, na capital Santo Domingo, e a promoção é do governo da República Dominicana e do BID. O objetivo é priorizar ações e consolidar ferramentas de gestão territorial por meio de projetos que contribuam para o desenvolvimento urbano sustentável da área metropolitana de Santo Domingo. Serão ministradas oficinas sobre governança metropolitana nas áreas de meio ambiente, habitação, transportes e equipamentos sociais.

 

 

COOPERAÇÃO TÉCNICA – O BID está desenvolvendo o programa “Arquitetura institucional para um eficaz gerenciamento das Regiões Metropolitanas”. Foram escolhidas 03 regiões metropolitanas para serem analisadas, sendo uma do México (Guadalajara), outra da Costa Rica (San José) e uma do Brasil (Curitiba). O objetivo é apoiar a mudança institucional para melhorar o gerenciamento urbano e metropolitano.

A Comec foi escolhida pelo BID como representante da Região Metropolitana de Curitiba para realizar o trabalho. Esta cooperação técnica resulta do interesse comum no aperfeiçoamento das estruturas de governança metropolitana e o compartilhamento de boas práticas com outras metrópoles e com o próprio BID.

O BID considera o tema gestão metropolitana como prioridade emergente, pois as metrópoles são motores econômicos da América Latina e do Caribe. Porém, precisam ser estrategicamente coordenadas para maximizar a funcionalidade, inclusão e competitividade da aglomeração urbana.

A Comec já fez parceria com o BID na organização do Seminário Internacional sobre Governança Metropolitana, nos dias 22 e 23 de outubro de 2015, em Curitiba, onde participaram cerca de 200 gestores públicos metropolitanos.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>