No Dia Mundial da Água, comemorado 22 de março, a Prefeitura de São José dos Pinhais realizou o lançamento do Programa de Levantamento e Georreferenciamento das Nascentes do município, que tem por objetivo mapear, cadastrar e preservar todas as nascentes da área urbana e rural. O prefeito Toninho Fenelon participou do lançamento do programa e falou sobre o compromisso que pactuou com o secretário de Meio Ambiente de criar um programa de preservação das nascentes e rios de São José dos Pinhais. “A preservação da água é um compromisso que todos nós devemos assumir, já que a água é a condição para a sobrevivência do ser humano, sem ela a humanidade não existe. Por isso que convidei o Áriston para ser secretário com a meta de mapear as nascentes e protege-las por lei”, disse o prefeito.

 

 

“Hoje é um dia de reflexão sobre o uso da água e para externar a nossa preocupação com a preservação das nascentes. Este levantamento e estudo que estamos lançando hoje é a primeira etapa para o projeto de preservação e revitalização de nascentes e rios de São José dos Pinhais”, explicou o secretário de Meio ambiente Áriston Ghidin que destacou que a Secretaria de Meio Ambiente está com um profissional de geologia para fazer o levantamento hidrogeológico em São José dos Pinhais .

Também participaram da solenidade os vereadores Abílio Alves, Professor Abelino, os secretários de Agricultura Arnaldo Woitch, de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Marcos Antônio Setim, de Comunicação Claudio Alves, o diretor geral da secretaria de Obras e representante do vice-prefeito Lucas Pigatto, representantes do vereador Silvio Santo, da Emater, além dos alunos da Escola Municipal Castro Alves, que encerraram a solenidade cantando a canção “Planeta Água”, do autor Guilherme Arantes.