O prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti, visitou na última semana o centro de distribuição da Bosch instalado no município. Ele foi recebido pelo vice-presidente na América Latina da empresa, Leon Kaiser. Juntos, ele estabeleceram ações conjuntas para a geração de empregos e capacitação da mão de obra local.

“A Bosch já emprega dezenas de campinenses e movimenta a economia. Daremos todo o nosso apoio institucional para que a empresa prospere e estaremos firmando as parcerias necessárias para ampliar a geração de empregos no município. Para nós é um orgulho e uma honra termos a Bosch no município”, disse o prefeito Bihl.

Multinacional alemã de engenharia e eletrônica, a Bosch iniciou as atividades no município em dezembro e emprega aproximadamente 200 campinenses. A última rodada de entrevistas foi realizada na quinta-feira (23), na Agência do Trabalhador, e preencheu 30 novas vagas.

 

 

“O município foi escolhido pela Bosch considerando sua posição geográfica favorável, como a proximidade do Porto de Paranaguá e o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, além da disponibilidade de mão de obra qualificada”, contou Kaiser.

Com 19.390 metros quadrados, a unidade é responsável pelo armazenamento e distribuição das linhas de ferramentas elétricas, acessórios e peças de reposição das marcas Bosch, Skil e Dremel. “Atendemos 16 mil clientes da divisão de ferramentas elétricas localizados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Além de atender toda a América Latina”, explicou o gerente, Vicente Fiorese.

Instalado no condomínio Mega Centro Logístico, da Capital Realty, esse é o maior centro de distribuição da divisão de ferramentas elétricas da marca. “Pretendemos alcançar um aumento do volume dos negócios em função da melhoria contínua dos processos e do melhor nível de serviço oferecido aos clientes. Essa foi uma mudança estratégica, não apenas de local, mas do modelo de negócio que antes era terceirizado e hoje fazemos toda a gestão”, disse Fiorese.

Impacto

O impacto local da Bosch vai além da geração de empregos diretos. O Restaurante Jangadão, por exemplo, localizado ao lado condomínio Mega Centro Logístico, que serve almoço e janta, viu suas vendas aumentarem mais de 50% com a chegada da Bosch.

“Não dá pra negar que a Bosch deu vida a esse negócio, que tem apenas três anos. Fizemos uma parceria com a empresa e os funcionários fazem suas refeições aqui. Tanto, que tive que passar de seis funcionários para 12, pois a demanda aumentou”, afirmou a sócia proprietária do Restaurante Jangadão, Denardete Michelin.

A Bosch também contribuiu para a vinda da Transportadora Braspress no município, que presta serviços para a empresa.

A Bosch

A história de sucesso da Bosch no Brasil iniciou-se em 1954 na cidade de São Paulo. Atualmente o grupo emprega no país cerca de 8.900 colaboradores e registrou, em 2015, um faturamento líquido de R$ 4.7 bilhões com a oferta de produtos e serviços automotivos para montadoras e para o mercado de reposição, bem como ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e tecnologias industriais. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 10.300 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6 bilhões, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas.

O Grupo Bosch é líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. A empresa emprega mais de 375.000 colaboradores em todo o mundo (posição de 31/12/2015). A empresa gerou vendas de 70 bilhões de euros em 2015. As operações do Grupo estão divididas em quatro setores de negócio: soluções para mobilidade, tecnologia industrial, bens de consumo e energia e tecnologia predial.

Incluindo os representantes de vendas e serviços, a Bosch está presente em cerca de 150 países. A base para o crescimento futuro da organização é sua força inovadora. A Bosch emprega 55.800 colaboradores na área de pesquisa e desenvolvimento em 118 localidades em todo o mundo.