A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), abre a visitação e caminhada nos Mananciais da Serra neste sábado e domingo (8 e 9). O programa é ideal para passeios em família ou grupos, a pé ou de bicicleta. As visitas públicas aos Mananciais da Serra ocorrem uma vez ao mês, começam às 8h30 e são gratuitas. A entrada é permitida até as 16h. Às 17h30 os passeios são encerrados.

Junto à Serra do Mar e ao Parque Estadual do Marumbi, o local permite a observação de uma natureza preservada, com ar fresco e muito verde. Também é possível conhecer as primeiras obras de saneamento no Estado do Paraná, iniciadas em 1904 e que foram utilizadas para abastecer com água tratada parte da capital e cidades vizinhas até 2014.

Entre as trilhas e passeios dos Mananciais, estão a Trilha da Chaminé (1,5 km de extensão), a Estrada do Carvalho (2,5 km), o Santuário São Francisco e a Trilha do Salto (percurso de 1 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta. O Programa de Visitas aos Mananciais da Serra é promovido pela Sanepar, Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual do Marumbi. Há local para estacionamento de carros e é necessário fazer um cadastro na entrada.