viatura

Foto: PMA
A notícia de que a Guarda Municipal de Araucária recebeu recentemente um Audi A4 Turbo (2012) e um Volvo XC-60 (2011), cedidos pela Justiça para serem utilizados como viaturas, provocou grande repercussão na mídia. Mas é preciso deixar claro que a ação não implicou em gastos para o município. Pelo contrário, parcerias com montadoras devem garantir as manutenções sem custos para o município. O giroflex das novas viaturas também foi conseguido por meio de doação de uma escola particular local.

Responsável pela cessão dos veículos, o juiz da Vara Criminal de Araucária Sérgio Bernardinetti utilizou as redes sociais para esclarecer que ações como esta são comuns e que este caso especificamente chamou atenção por serem veículos de luxo. “Vale mencionar também que não podem ser vendidos, por proibição legal. Podem ser cedidos para uso, como foi feito”, comentou.

 

 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SMSP), os veículos, que eram utilizados pelo tráfico de drogas, foram apreendidos pela Justiça e cedidos pela comarca de Araucária. As novas viaturas serão utilizadas em eventos e operações. Porém, considerando a potência acima dos veículos convencionais, só serão conduzidas por profissionais treinados para tal. “Um de nossos funcionários tem curso de direção e repassará orientações para outros. Os veículos são automáticos, mas tem que cuidar com a velocidade”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública José Roberto Fortes Couceiro.

Em ação semelhante, Araucária também já havia recebido um CrossFox Volkswagen modelo 2012.