O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, assinou nesta terça-feira (18/04) o protocolo de intenções para formação de um consórcio público para a integração das guardas municipais da capital e nove municípios da Região Metropolitana. O consórcio envolverá Curitiba, Campo Largo, São José dos Pinhais, Araucária, Mandirituba, Fazenda Rio Grande, Colombo, Quatro Barras, Campina Grande do Sul e Pinhais.

A ideia é reduzir os índices de criminalidade na Região Metropolitana de Curitiba e integrar capital e municípios. “O consórcio reforça a ideia de uma grande Curitiba, com quase quatro milhões de habitantes, que terão as benesses de uma guarda integrada combatendo o crime e reforçando o sentimento de segurança”, disse Greca. “A integração de Curitiba e Região Metropolitana não será apenas no transporte coletivo e nas ligações viárias, mas também será estendida a outros setores, como a segurança.”

 

 

O secretário da Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Algacir Mikalovski, acredita que o consórcio é um divisor de águas na promoção da segurança municipal. “Agora poderemos treinar e capacitar de forma conjunta as guardas da RMC”, afirmou Mikalovski.

Com o consórcio, será possível estabelecer programas integrados de segurança e de modernização administrativa, implementar melhorias em programas sociais de prevenção às violências, com o treinamento e aperfeiçoamento dos guardas municipais, e integrar ações operacionais e de inteligência dos municípios envolvidos.

O diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Odgar Nunes Cardoso, explicou que o consórcio também possibilitará “a entrada de novos recursos e equipamentos para as guardas, com melhores preços e condições”.

Participam da assinatura os prefeitos Marcelo Puppi (Campo Largo), Marli Fagundes (Pinhais), Angelo Andreatta (Quatro Barras), Toninho Fenelon (São José dos Pinhais), Luiz Antonio Biscaia (Mandirituba), Carlos Cesar Casa Grande (Campo Magro) e Bihl Zanetti (Campina Grande do Sul).