Uma alternativa para o traçado do Contorno Norte, trecho que liga a Rodovia da Uva até a BR 116, em Colombo, foi apresentada à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília. A proposta tem um traçado que passa por uma faixa reservada para o Corredor Metropolitano e que já faz parte do Plano Diretor de Colombo.

“Foi muito importante a retomada da discussão para a efetiva solução deste problema que se arrasta há muito tempo”, diz Omar Akel, diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), ao explicar que a alternativa apresentada representa um consenso entre a prefeitura de Colombo, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e Comec.

A construção do Contorno Norte é de responsabilidade da concessionária Arteris – Autopista Regis Bittencourt. O projeto está em discussão há anos, mas até hoje não foi possível iniciar a obra por causa da indefinição do traçado. Em 2014 o Ibama vetou o projeto da concessionária e solicitou que fossem corrigidos alguns pontos de viabilidade ambiental, principalmente o impacto na área da Embrapa Floresta. A proposta apresentada para a ANTT visa solucionar a finalização do Contorno Norte, sem a necessidade de impactar a área da Embrapa.