De 15 a 19 de maio, Araucária participa da 15ª Semana Nacional dos Museus, ação promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus e com organização local pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). O tema do evento deste ano é “Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus”. Em Araucária, a programação é dirigida a alunos de 4º e 5º anos (visitas agendadas), mas pode ser acompanhada também por pessoas da comunidade.

Uma das ações em Araucária será a exposição “Patrimônio Cultural dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Araucária”, no Museu Tingüi-Cuera. Valorizando a memória como fonte da história, foram ouvidos trabalhadores do campo e da cidade, resgatando os grupos sociais por vezes ausentes do discurso, investigando o significado atribuído ao trabalho; a organização do trabalho e a divisão de tarefas; a rotina do trabalhador; as relações de trabalho e suas possíveis reivindicações.

Os alunos participarão de visitas guiadas à exposição e assistirão a uma exibição do documentário “Memória dos trabalhadores e trabalhadoras”, além de participar de uma atividade educativa de incentivo à pesquisa.