Araucária está organizando mais uma audiência pública para discutir a mobilidade urbana do município. O evento acontecerá dia 07 de junho, às 14h, no anfiteatro da Prefeitura. A audiência é aberta a toda população urbana e rural, em especial os trabalhadores de transporte coletivo e de cargas, empresários de transporte público e privado, empresários da indústria, comércio e serviço, grupos de transporte ativo como os ciclistas, já que a mobilidade urbana engloba o deslocamento de pessoas e cargas no município.

Nesta audiência serão apresentadas à população as propostas para a mobilidade urbana e rural elaboradas pela Equipe Técnica Municipal (ETM) e pela empresa contratada, que deve trazer como resultado diretrizes de trabalho para os próximos 10 anos. No último ano já foram realizadas discussões sobre o Plano de Mobilidade Urbana (PlaMob): uma consulta pública para explicar o objetivo do plano, audiência pública com diagnóstico e prognóstico da mobilidade no município e reuniões comunitárias com representantes das áreas urbana, rural e industrial do município.

Após essa etapa de agora deve ocorrer mais uma conferência pública para discutir todas as propostas e situações levantadas, para então a minuta da lei do Plano de Mobilidade ser enviada para a Câmara Municipal. O PlaMob deve ser integrado ao Plano Diretor e tornou-se obrigatório pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (lei nº 12587/2012) para os municípios com mais de 20 mil habitantes, que ficam impedidos de receber recursos federais destinados à mobilidade urbana até que cumpram as exigências da lei.