O Serviço de Orientação à Aids (SOA) de Araucária juntamente com alunos da Faculdade Facear irão realizar neste sábado (27) uma intensificação das ações de prevenção e diagnóstico de sífilis. A mobilização acontecerá das 9 às 13, na Praça Dr. Vicente Machado (da Igreja Matriz) e possibilitará a realização gratuita de testes rápidos de sífilis (que trazem o resultado sobre a infecção ou não da doença em poucos minutos). O resultado é sigiloso.

Para realizar os testes basta portar um documento de identidade com foto. Não é necessário estar em jejum. O exame é simples: o sangue é coletado por meio de uma picada na ponta do dedo, com auxílio de um aparelho descartável que fica inutilizável após uso.

 

 

“O exame apenas não é indicado para diagnóstico em pacientes que já tenham tido a doença alguma vez, pois mesmo que tenham feito tratamento, fica uma cicatriz sorológica que fará com que o resultado seja positivo, mesmo que a doença não esteja mais ativa. Neste caso o exame recomendado é o de laboratório”, explica a coordenadora do SOA, Cleonice Aparecida Oliveira.

Quem quiser tirar dúvidas ou fazer os exames em outra data pode procurar o SOA durante o horário comercial nos dias de semana. Na sede do serviço, além de testes de HIV e sífilis, também podem ser feitos testes de hepatites B e C. O serviço fica localizado no complexo do Núcleo Integrado de Saúde (NIS). Endereço: Rua Guilherme de Motta Correa, nº 55 – Centro. Telefone: 3901-5190 e 0800 643 4125. Horário de coleta de sangue: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.