Na data em que se comemora o Dia da Indústria, Pinhais destaca os números registrados para este setor. Atualmente, das mais de 11 mil empresas ativas no município, 840 são classificadas como indústria. Estes dados são do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) de 2015, que aponta também as principais representatividades industriais encontradas em Pinhais: metalúrgica; mecânica, moveleira e materiais plásticos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDE)é a ponte entre a Prefeitura de Pinhais e as empresas que se instalam no município. Num contexto geral, que inclui indústrias e outras categorias como a de serviços, a comparação com o ano de 2013 demonstra um alto crescimento, uma vez que neste período mais de 3 mil empresas escolheram Pinhais.

Os números colocam Pinhais como um polo industrial promissor, em Curitiba e RMC, mesmo diante da crise enfrentada e que vem se agravando a cada dia. Por meio da SEMDE, as indústrias têm à disposição diversos serviços, que dão suporte e favorecem a manutenção das atividades que desenvolvem.