Iniciada no dia 17 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (Gripe) foi prorrogada até o dia 09 de junho (próxima sexta-feira) visando alcançar a meta de 90% de vacinas aplicadas em seu público-alvo. A vacina está disponível nas unidades básicas de Saúde do município. Com números abaixo do esperado, a campanha tinha inicialmente o dia 26 de maio como data final. Porém, por conta dos resultados distante da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, houve a prorrogação por mais duas semanas.

Em números gerais, a campanha atingiu 86,38% de seu público-alvo em Araucária. Porém, esse número se deve ao fato de alguns grupos, como puérperas e idosos, terem ultrapassado a meta de 90% de vacinas aplicadas. A prorrogação da campanha tem como objetivo melhorar o número de vacinas aplicadas em crianças, com apenas 75,5% de pessoas vacinadas, e em gestantes, com apenas 74,8% do público sendo atingido.

 

 

Público-alvo – Com o final na próxima sexta-feira (09), a campanha tem como público-alvo (conforme orientação do Ministério da Saúde): idosos (acima de 60 anos), trabalhadores da Saúde pública ou privada (que fazem atendimento a Influenza), crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas (até 45 pós-parto), professores na ativa da rede pública ou privada de Educação (com declaração de atividade em sala de aula corretamente preenchida e assinada por seu respectivo local de trabalho), pessoas com doenças crônicas (conforme listagem do Ministério da Saúde), população prisional (detentos e agentes do sistema prisional) e povos indígenas. Para esses grupos a vacinação é gratuita.

Eficácia – De extrema importância, a vacinação tem como objetivo diminuir o número de ocorrências e mortes por Influenza, tendo como benefício uma redução de 32% a 45% nos números de hospitalizações por pneumonia e de até 75% no número de mortes por complicações da Influenza. A campanha visa melhorar a qualidade de vida de seu público-alvo e reduzir o índice de mortes por Influenza, que teve seu maior número no ano de 2016 com mais de 2 mil mortes em um total de mais de 12 mil casos registrados da doença no Brasil.